Notícias



Novelprint usa nanotecnologia e tinta especial para se diferenciar no mercado.


Para se destacar no concorrido mercado de rótulos e etiquetas, a Novelprint tem recorrido a inovações com o Ghost, sistema de rastreabilidade invisível ainda em desenvolvimento.

É difícil imaginar um consumidor pensando em nanotecnologia enquanto se refresca com uma cerveja. Porém é esse tipo de associação é o que faz da paulistana Novelprint, que atua no ramo de etiquetas e rótulos autoadesivos, uma empresa capaz de atrair clientes como Bayer, Nestlé, Souza Cruz e Femsa. "Grande parte dos nossos clientes são grandes empresas. É muito difícil atrair esse tipo de companhia. Conseguimos isso graças à nossa melhor arma, a inovação", diz Jeffrey Arippol, diretor presidente da Novelprint.

A estratégia tem dado resultado. A projeção do empresário é que as vendas da empresa neste ano fiquem 15% acima das de 2010, quando a empresa comercializou 8 milhões de m2 de produtos, 30% mais que em 2009. A incursão da Novelprint pelo mundo da nanotecnologia ganhou força em 2007, quando obteve um financiamento de R$ 2,8 milhões da Finep, para um projeto de desenvolvimento de rótulos e etiquetas autoadesivas à base de nanomateriais. O trabalho resultou em 4 depósitos de patente. Entre os resultados do trabalho está um adesivo à base nanosílica. O material possibilitou que a camada de adesivo aplicada em rótulos fosse reduzida pela metade. "Com menos produto conseguimos mais transparência e mesma adesão", diz Jeffrey. Iniciativas como essa tem feito da Novelprint uma empresa reconhecida internacionalmente por suas inovações. Prova disso é que ela é uma das sete finalistas na categoria inovação contínua do Label Industry Global Awards desde ano, uma das mais importantes premiações da indústria de rótulos.
Um dos atuais projetos de desenvolvimento da Novelprint é um sistema de segurança que mistura diversas tecnologias para evitar fraudes na cadeia de produtos como agrotóxicos e medicamentos, nas quais o extravio e falsificação de produtos é um problema nada incomum. A base do sistema, batizado de Ghost, é um o uso de uma tinta de segurança para a impressão de um código invisível, em rótulos de produtos. A intenção é dificultar ao máximo a possibilidade de fraude. Segundo Derick Arippol, diretor técnico da empresa, a meta é transformar o visor em um pequeno chaveiro para tonar ainda mais simples a verificação da procedência e autenticidade dos produtos, que utilizem a tecnologia em seus rótulos. O Ghost surgiu de uma parceria da Novelprint com o Instituto de Química da USP. Iniciada em 2010, a parceria visa o desenvolvimento de tintas e outros materiais que possibilitem a criação de produtos inovadores, como lacres que mudem de cor quando violados.

Fonte: Brasil Economico
Data da Publicação: 19/07/2011
Código de referência: 788


Avenida Dracena, 450
Jaguaré - SP - CEP 05329-000


Fone: +55 11 3760.1500

Fax: +55 11 3714.1356


institucional@novelprint.com.br

© 2013 Novelprint. Todos os direitos reservados

  • W5 Publicidade - Criação de logotipo, impressos, sites, Catalogos, loja Virutual