Um estudo realizado pela revista Lubes em Foco indicou um índice de crescimento de 1,9% do mercado de lubrificantes automotivos em 2018, atingindo um volume de 1.299.54 m³.
Os óleos automotivos utilizados em motores com ciclos Otto e Diesel compõem em torno de 60% do volume total, enquanto os lubrificantes industriais estão entre os 40% restantes.
Para obter os dados utilizados na pesquisa, a revista analisou informações diretamente com empresas do mercado e efetuou uma consolidação com números publicados pela ANP. As importações de tipos de óleos básicos chegaram a bater o record de mais de 616 milhões de litros, revelando um aumento de 48% sobre o ano de 2017.
Participação no mercado
No que tange à participação de mercado das fabricantes de óleo lubrificante para carro, cerca de 79,5% ficaram com as oito distribuidoras da Associação Plural.
Cerca de 60% das vendas de óleo lubrificante para carros se concentram em cinco estados brasileiros:
São Paulo, respondendo por 27,7% do consumo em todo o território nacional;
Minas Gerais aparecendo na sequência, com 11,6% do consumo;
Paraná, respondendo por 7,9%;
Rio Grande do Sul, aparecendo na 4.ª colocação, com 7,2%;
Rio de Janeiro, com 5,6%.
Mercado de óleos básicos também cresce
Totalizando 1.476.892 m³, o mercado de óleos básicos obteve um crescimento de 19%, tendo as refinarias da Petrobras contribuído com 602.881 m³, o que corresponde a 41% do mercado.
As importações de óleos básicos em 2018 foram 48% superiores ao mesmo período em 2017, onde também houve exportações de 7800 m³ saindo desse volume. A indústria do rerrefino contribuiu com 17,5%, totalizando 257.706 m³, deixando uma parcela para importação recorde de 616.305 m³, que corresponde a cerca de 42% das necessidades do país.
Aquecimento também no setor de cervejas artesanais
De acordo com uma pesquisa realizada pela Instituição de Pesquisa de Mercados e Negócios (Mintel), o Brasil é o segundo mercado de cervejas mais inovador do mundo, detendo 9% dos lançamentos de cervejas artesanais, ficando atrás apenas dos EUA, com 17%.
Esse resultado nos mostra o quanto o mercado de bebidas artesanais está aquecido no Brasil, que possui mais de 800 cervejarias artesanais espalhadas pelos quatro cantos do país.
Informações coletadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), até setembro de 2018, revelam um aumento de 23% no número de cervejarias artesanais no Brasil, confirmando o crescimento do ramo.
Comparado a 2017, não houve mudança nas posições do ranking e o estado do Rio Grande do Sul continuou nas primeiras posições, com um total de 179 cervejarias artesanais, seguido pelos estados de São Paulo, com 144 cervejarias abertas, Minas Gerais com 112, Santa Catarina com 102, Paraná com 88 e Rio de Janeiro com 56.
Não fique de fora desse mercado promissor
Com o aquecimento do mercado de lubrificantes para carro e cervejas artesanais, investir nesses setores pode ser um negócio vantajoso, mas, para destacar seu produto nos pontos de venda, é necessário um rótulo que chame a atenção do consumidor, aplicado com qualidade na embalagem, de preferência pelas máquinas rotuladoras semi automáticas da Novelprint.
Nossa máquina rotuladora de frascos lubrificantes pode rotular frascos de ½ litro 1 Litro e 4 litros com rótulo e contra-rótulo, à uma velocidade de até 10.000 frascos por hora.
Já nossa máquina rotuladora de cerveja artesanal é capaz de fazer até 1500 garrafas por hora, além de possuir sistema de aplicação sem a necessidade de ar comprimido, bem como um setup para garrafas de 300ml e 600ml muito rápido e eficiente.
Entre em contato conosco para adquirir sua rotuladeira semiautomática Novelprint. Aceitamos venda direta, BNDES ou comodato.
Comments