Personalidades da indústria: Jeffrey Arippol

ENVIE UM E-MAIL

RECEBA UMA  LIGAÇÃO

RECEBA NOVIDADES

TRABALHE NA

NOVELPRINT

Avenida Dracena, 450
Jaguaré - SP - CEP 05329-000

 

Fone: +55 11 3760.1500

Fax: +55 11 3714.1356

Personalidades da indústria: Jeffrey Arippol

Durante a Labelexpo 2018 na Índia, o presidente da Novelprint, Jeffrey Arippol, foi entrevistado pela revista Labels & Labeling, primeira revista voltada diretamente para o setor de rótulos e informações relevantes sobre tendências e tecnologia. Confira o artigo abaixo.


Da esquerda para a direita: Jeffrey Arippol, presidente da Novelprint, e James Quirk, editor da L&L.

"Na América Latina, os convertedores de rótulos têm que ser criativos. A instabilidade econômica da região pode resultar em oscilações regulares entre climas de negócios favoráveis e períodos de recessão; as intrigas políticas podem dificultar a capacidade de uma empresa em obter equipamentos ou materiais cruciais do exterior. Inovação, agilidade e um toque de astúcia são pré-requisitos para o sucesso.

Ter trabalhado na indústria brasileira de rótulos durante cinco décadas é ter visto todos os exemplos dessas flutuações. Quando Jeffrey Arippol se incorporou à Novelprint, então propriedade do pai e do tio, em 1967, assumindo uma participação de um terço nos negócios, o Brasil estava nos primeiros anos de uma ditadura militar que duraria até meados da década de 1980. Mais recentemente, o país – na verdade, toda a região – prosperou graças ao aumento das exportações de matérias-primas no final dos anos 2000, impulsionado pela economia em rápida expansão da China e pela entrada de milhões de pessoas à crescente classe média. Depois, veio a pior recessão do Brasil, incluindo uma retração de 3,6% da economia em 2016, que agora deu lugar a sinais verdes de recuperação e crescimento provisórios.

Com as restrições de importação impostas nos anos 1970, a Novelprint – que havia passado da impressão de rótulos de tecido, em sua fundação em 1958, para entrar no crescente mercado dos rótulos sensíveis à pressão – teve que se adaptar pois os materiais e equipamentos de alta qualidade que importava dos EUA e da Europa que, de repente, já não estavam disponíveis. Assim, sob o comando de Arippol, começou a rica história de inovação da empresa.

Em 1972, a empresa tornou-se a primeira na América Latina a produzir matrizes rotativas. Em 1975, começou a fabricar aplicadores de rótulos. Um ano mais tarde, foi a primeira no Brasil a formular e laminar materiais autoadesivos e, em 1982, a Novelprint foi a primeira empresa do mundo a produzir rótulos com revestimento BOPP. ‘A política de substituição de importações que prevalecia no Brasil e na maioria dos outros países da América Latina há algumas décadas foi progressivamente abandonada para um modelo mais liberal’, diz Arippol. ‘No entanto, os convertedores ainda devem acompanhar de perto as constantes mudanças sobre os impostos de importação’.

Seguiram-se inúmeras outras inovações, muitas para listar aqui: desenvolvimento de tintas UV para impressão tipográfica e UV flexo, filmes autoadesivos termoencolhíveis, rótulos-folheto, tecnologia de rótulos sem liner, reciclagem de liner BOPP, materiais ultrafinos e adesivos incorporados à nanotecnologia. A lista continua, trazendo patentes em abundância – 95 apenas no Brasil – e uma série de prêmios da indústria vindos de Finat, TLMI, Prêmio Global da Indústria de Etiquetas, ABIEA e ABRE.

Arippol cita o desenvolvimento do liner BOPP como sua conquista de maior orgulho. Juntamente com estes, os rótulos ultrafinos – com um revestimento de 12 mícrons, menor que os anteriores de 23 – produzidos no ano passado para a Heineken no Brasil, e um novo sistema de impressão e aplicação para etiquetas sem liner.


Entusiasmo

Após 51 anos na indústria, o entusiasmo de Arippol pelo seu trabalho continua inalterado. ‘A paixão pela inovação no nosso negócio só tem crescido’, diz ele. ‘O ritmo da mudança aumentou exponencialmente e é mais importante do que nunca ter uma equipe experiente trabalhando nos inúmeros projetos e oportunidades. Invisto a maior parte do meu tempo nesses projetos.’ Sua próxima ambição, revela ele, é reduzir ainda mais o conteúdo material da tecnologia de etiquetas ultrafinas da Novelprint. ‘Já foi reduzido para 50%, e acho que podemos ir mais longe, talvez para 30%.’

Como tem sido escrito nessas páginas ao longo dos anos, a América Latina, embora geralmente designada como "mercado em desenvolvimento", abriga inúmeros convertedores de etiquetas de classe mundial, produzindo rótulos e inovações de classe mundial. Novelprint é um excelente exemplo. Arippol acredita que as percepções da região estão mudando? ‘Eu sinto que a cobertura da Labels & Labeling do mercado latino-americano tem sido fundamental para mudar a percepção da região’ ele diz. ‘Aqui, a inovação é criada diariamente, principalmente através de pequenas atualizações em processos ou produtos; às vezes por grandes avanços ou mesmo inovações disruptivas. A cobertura da revista permitiu que os conversores latino-americanos se tornassem tão conhecidos quanto nossos congêneres europeus e americanos.’

Após um longo período de recessão no Brasil, há sinais de que a economia está se recuperando. O país foi polarizado pelas recentes eleições, quando Jair Bolsonaro, conhecido como Trump brasileiro, subiu ao poder nas costas da campanha prometendo uma atitude linha dura em relação à corrupção e ao crime. Enquanto sua retórica preocupava ativistas sociais, o mundo dos negócios reagiu positivamente. ‘Grandes empresas no Brasil estão investindo de uma forma que não aconteceu nos últimos anos’, afirma Arippol. ‘Há esperança de um período de forte crescimento econômico no futuro próximo.’

Enquanto isso, na fábrica da Novelprint em São Paulo, a inovação continua.”


(Via Labels & Labeling. Artigo original disponível em: http://www.labelsandlabeling.com/opinion/industry-figures-jeffrey-arippol)

38 visualizações
Etiquetas e Rótulos adesivos,Linerless etiquetas e rótulos sustentáveis,Rótulo bula para embalagens, etiquetas e rótulos de segurança, rótulos de alimentos e remédios, maquinas etiquetadoras de garrafas, rótulos especiais
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn ícone social
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon