A era do marketing promocional


Um estudo realizado pela empresa Kantar em países como Brasil, Reino Unido, Espanha e China, comprovou que os anunciantes estão voltando seu foco para estratégias de Marketing Promocional.

De acordo com a instituição, a desaceleração da economia foi um dos principais fatores para essa movimentação no Brasil, pois gerou um consumidor mais exigente e consciente de suas escolhas.

Uma prova disso são os negócios conhecidos como atacarejos, que antes realizavam vendas apenas por atacado para restaurantes e grandes lojas, agora começam a avançar no ambiente de compras familiares, sendo procurados por um em cada dois lares brasileiros.



Crescimento no Brasil e no mundo

O Brasil vem aumentando sua verba destinada a Marketing Promocional, sendo que em 2016, o orçamento destinado era de 10,7%, subindo para 16,1% em 2018, segundo a Kantar. Já no cenário internacional, o Reino Unido costuma dedicar 34% de sua verba para promoções; a China, 19,1%; Espanha, 16,1% e o México, 9,5%.


A pesquisa também revela que globalmente os segmentos de saúde, beleza e cuidados para o lar são os que mais investem em promoções, contudo, no Brasil, a área de produtos derivados do leite possuía a mesma proporção dos relacionados à estética e saúde.

Para comprovar o quanto uma promoção é efetiva, a Kantar utilizou como métrica o período em que o cliente agrega compras adicionais à sua cesta. Na opinião dos analistas da instituição, alguns projetos canibalizam ou antecipam compras que já seriam feitas de qualquer forma, ou seja, geralmente a indústria realiza promoções dessincronizadas com o mercado, não conseguindo gerar um valor incremental.


Valor incremental no mercado

No mercado brasileiro, o valor incremental não é tão alto, devido muitas vezes ao pensamento de curto prazo, contudo, ainda há tempo de mudar esse cenário. O lado incremental é vendido por mídia em até 4%, subindo para 15% quando a mecânica de produção fica clara. “Na era do ROI, o investimento precisa ficar explicado. Não dá para fazer esforços sem organização”, observa Manuela Bastian, diretora de expert solutions da Kantar.

Etiquetas bem elaboradas são uma ótima maneira de aproveitar o mercado promocional, mas para que atraiam mais atenção para seu produto, é preciso que sejam aplicadas corretamente às embalagens.


Pensando nisso, a Novelprint desenvolveu máquinas robustas que se adaptam às necessidades do cliente. Confira mais no site.

6 visualizações

ENVIE UM E-MAIL

RECEBA UMA  LIGAÇÃO

RECEBA NOVIDADES

TRABALHE NA

NOVELPRINT

Avenida Dracena, 450
Jaguaré - SP - CEP 05329-000

 

Fone: +55 11 3760.1500

Fax: +55 11 3714.1356

Etiquetas e Rótulos adesivos,Linerless etiquetas e rótulos sustentáveis,Rótulo bula para embalagens, etiquetas e rótulos de segurança, rótulos de alimentos e remédios, maquinas etiquetadoras de garrafas, rótulos especiais
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn ícone social
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon